Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre BABY FOOD, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

domingo, 13 de julho de 2008

Qual a diferença entre NAN 1 e NAN 2, é realmente necessário essas duas fórmulas?

Analisando as tabelas nutricionais de ambas as fórmulas, o que se vê é um aumento basicamente de minerais, proteínas e algumas vitaminas do NAN 1 (fórmula de partida) para o NAN 2 (fórmula de segmento). Isso é explicado pela a maior necessidade dos bebês por nutrientes, já que a fase de desenvolvimento muda depois dos 6 meses.

Segundo a OMS essa suplementação de nutrientes após os 6 meses de amamentação com leite materno deve ser feita através da introdução de novos alimentos como papinhas, sopinhas e frutas.

Se o objetivo dessas fórmulas é mimetizar a fisiologia, então qual é a finalidade de se ter 2 fórmulas diferentes, uma vez que o leite materno não muda após 6 meses?

Não é possível encontrar outra explicação senão o fato de aumentar as vendas e o preço de tais produtos. O que poderia-se fazer seria o uso de apenas uma fórmula (no caso NAN 1) até os 12 meses, complementando a partir do 6º mês com as papinhas, frutas e sopinhas.
Laura de Carvalho e Silva e Maria Beatriz Rangel Ramos

17 comentários:

Naiara disse...

Tantas fórmulas existentes no mercado(NAN 1, NAN 2, NAN 1 PRO e NAN 2 PRO) fazem com que as mães, grandes interessadas nesse tipo de produto,fiquem confusas sem saber qual é o melhor produto para seu filho.São tantas as vantagens oferecidas(aparentemente)que as mães começam a achar que seus leites são fracos e/ou insuficientes para o bem estar dos bebês.
No fim das contas o que ocorre é um prejuízo financeiro e principalmente,na saúde da criança.

leonardo disse...

O principal interesse da indústria alimenícia definitivamente esta no lucro em que o seu produto irá lhe proporcionar e não em como irá refletir na saúde do consumidor.Todos sabemos da importância do leite materno e que este é o alimento mais completo para o bebê.Nos rótulos deste tipo de produto deveria se tornar obrigatório constar uma informação sobre o leite materno,alertando de forma clara o consumidor da importância da amamentação.

Tatiana Duboc disse...

Muito bom este blog. Sem duvida nenhuma o leite materno continua sendo a melhor op�o e imprescindivel pelo menos durante os 6 meses de vida do beb�. Ja sobre a quest�o do NAN 1 e NAN 2 isso � uma jogada de marketing para valorizar o produto e o consumidor acaba comprando pois n�o tem nada que possa esclarece-lo melhor disso.

Nana disse...

A diferença que vocês consideram "básica" de nutrientes e vitaminas é muito importante quando se trata de bebês.

Logo, não se trata apenas de jogada de marketing, não. As necessidades de um bebê antes e depois dos 6 meses são diferentes, e as empresas são obrigadas a acompanhar e atender.

Não é a mesma coisa dar 1 ou 2, em se tratando de fórmulas.

O engodo mesmo está nos ninhos +, esses são duvidosos.

Unknown disse...

NO DIA EM QUE UM DE VCS NÃO PUDER AMAMENTAR E ISSO ACONTECE,QUERO QUER SE VÃO FALAR A MESMA COISA!!

Anônimo disse...

Fico impressionada com tanta besteiras no dia em que o leite de vcs secarem vão correr e comprar graças a Deus existe o Nam e o Confort é o melhor que além de sustentar o bebê faz com que regule o intestino mas deixo clato quem tem leite materno dê o pelo com gosto

Anônimo disse...

Muito bom este blog... não tinha parado para pensar nisso e então cheguei a seguinte conclusão além destas postadas aqui... o NAN 1 ou similar seria também um leite mais pobre, uma forma da indústria economizar, haja vista que uma maior quantidade de minerais sairia nas fezes e na urina do bebê, sendo assim um disperdício.. . portanto essas quantidades são acrescentadas nos leites posteriores, oque se trataria de um leite melhor... porém o leite materno não tem fases, é um leite 100% bom o tempo todo!
E fica aqui minha indignação com os posts daqueles que não sabem entender ou não conseguem entender que este post é uma verdade... O leite materno é o melhor alimento do mundo, nenhuma fórmula irá superar isso nunca, mas damos graças por elas existirem, pois foram pensadas para aqueles que não puderam receber o leite materno, são perfeitas para este fim, mas jamais como o leite materno! Simples assim minha gente, é a vida! Posso falar isso como química e por trabalhar na indústria.... é uma forma de economizar sim!

Anônimo disse...

realmente a suplementação deve se dar com a introdução de produtos naturais, como as frutas/verduras e legumes e não com aditivos químicos... mas estas fórmulas são alimentos muito bons e completos em minerais, eu espero! E não venham com essa de que precisa de calcio e blabláblá...100g de brocolis tem muito mais cálcio que 100g do pó destas fórumlas...
Percebam, a girafa só come folhas e tem cerca de 6 metros de altura e não tem osteoporose... sem contar que em todo reino animal somos os únicos "INCHIRIDOS" que ficam bebendo leite de outros animais até 90 anos...!! VIVA O LEITE MATERNO!

Anônimo disse...

Muitos comentários seguintes ao post e o próprio post demonstram ignorância na argumentação para desaprovar as fórmulas de seguimento oferecidas a bebês. O leite de seguimento, ao contrário do que se sustenta com o argumento de lucro, é mais barato que o primeiro. A criança passa a mamar menos leite, pois passa a consumir outros alimentos a partir dos seis meses, e pode ser que, em razão disso, se aumente a quantidade de nutrientes. Este é o meu pensamento, não sei com certeza se corresponde a realidade. Outra questão equivocada no texto diz respeito à composição do leite materno. Ao contrário do que se afirma, a composição do leite materno muda constantemente, a depender das necessidades do bebê e da ingestão alimentar da mãe e dos hábitos que ela possua. Não é um leite só do dia que o bebê nasce até o desmame. Aliás, por isso, ele é tão perfeito. O que as formulas fazem é tentar minimamente suprir as necessidades alimentares de bebês que não puderam ser amamentados exclusivamente e complementarmente. Ponto! E as fórmulas cumprem muito bem o seu papel, mesmo que nunca possam ser equiparadas ao leite materno. É feio escrever um post tão sem noção! Mais feio ainda é gente comentando e utilizando suas formações para legitimar argumentações igualmente "sem noção"... afff! A realidade é que, não podendo ser amamentada, a criança tem o direito de receber o alimento mais adequado a sua faixa etária. Se existe uma fórmula de seguimento, converse com o pediatra e se informe sobre a necessidade ou não de adotá-la. Esse post idiota não dá conta de responder a questão.

Nas mãos de Deus🙏🙏 disse...

Sou mãe de um bebe com lapiopatino bilateral completo, não pude amamentar meu filho devido a ma formação congênita em sua boca. Ele enjoou do nan confor 1 não sei o que fazer. Quero ajuda.

Unknown disse...

Realmente um desserviço! Ninguém sabe o que se passa na vida de todas as mamães! Nem todas conseguem amamentar e aí? Não podem fazer uma fórmula pra ajudar? O bebê vai se alimentar de que? Parem de de impor que se deu certo pra vocês vai dar certo pra outras pessoas, pq não e bem assim! Então pediatras e nutricionistas fazem parte de uma grande conspiração do mercado por indicar nan comfor 1 e o 2!

Anônimo disse...

E como sempre. Ninguem responde a pergunta posta! Nem a empresa o faz. Ouvi falar q o Nan2 seria para preparar facilitar o estomago do bebe ao consumo de leite de vaca. Vdd?! ? Muito difícil. Se não ha visibilidade e clareza por parte da empresa, coisa boa não é. Infelizmente é o melhor q temos! É bem frustrante ter q procurar essa info entre meio as disputas id1otas de pessoas defendendo leite marteno como se precisasse. Ninguém compra esses leites sem ser forcados, obrigados! A empresa FICA de lado fazendo como quer..

Anônimo disse...

A falta de necessidade da fórmula de seguimento apontada no texto é contudo errônea, uma vez que o leite materno muda de composição constantemente e as fórmulas precisam acompanhar minimamente tendo em mente que o objetivo da mesma é tentar mimetizar o leite materno. Apontaria como errônea e jogo de marketing por sua vez as mais variadas denominações dadas as fórmulas que tem acrescido em sua formulação de prebióticos, DHA, entre outros, que já estão naturalmente presente no leite materno e não deveriam ser considerados como um plus a fórmula tornando-as mais caras.

Isabela disse...

Ao observar a composição de ambas as fórmulas, encontraremos presente no NAN2 a Maltodextrina que é um carboidrato composto por dextrina e maltose,onde em infanti fórmulas confere um sabor adocicado e também muda a viscosidade no momento do preparo da formulação. Aqui me questiono a necessidade de um segmento,visto que o NAN1 já atinge a necessidade(ele não é melhor que o leite materno,mas pode fazer essa suplementação auxiliando os lactantes), em contrapartida o NAN2 apresenta uma série de enriquecimentos desnecessários, visto que nessa fase dos lactantes já se pode inserir alimentos ricos em vitaminas entre outras coisas.
O principal é observar tudo com olhar crítico, sejam os ingredientes que constam no rótulo,ou até mesmo sendo curioso em saber o que aqueles componentes podem gerar nos lactantes,independente de termos ou não conhecimento, possuímos ferramentas que podem ajudar nessa procura.
As formulas infantis não são superiores ao leite materno(mesmo que tentem o enriquecimento),o ideal seria termos uma aproximação.

Unknown disse...

Sei de uma coisa a pior burrice que fiz foi dar apenas leite materno para meus filhos, exatamente por pensar da mesma forma que a pessoa que fez esse blog.
Bom meu primeiro filho sofreu muito ao sair do leite materno(saiu com 2 anos)
E até hoje ele não toma leite puro apenas com acompanhamento, como podem dizer (comentários abaixo)que não e muito aconselhável dar nan para bebês o que me dizem sobre as maezinhas que trabalham e ficam apenas 4 meses de licença e as que não tem leite??
Parece até que são apenas homens falando ou mulheres que nunca foram mães.
Bom sobre meu descontentamento além de ter sofrido com meu primeiro filho parece que não aprendi ao invés de seguir o extinto de mãe ou até exemplos de outras mães que usaram e aprovaram eu acabei seguindo mentes pequenas que vivem no próprio mundinho pequeno e esquecem que o mundo evoluiu
E não comprei o nan diziam ( é muito caro, você vai gastar dinheiro atoa) hoje minha bebê está com 6 meses está na creche não consegue mamar o leite que eles dão pois " só tomou leite materno até agora " e eu tenho que trabalhar ela só mama a noite agora mas sofre porque acostumou com o leite materno
Maezinhas não aconselho isto ou aquilo mas sigam seus instintos cada criança é uma criança e o futuro a Deus pertence no fundo sabia que era melhor complementar a alimentação da minha pequena sentia que teria que trabalhar mas acabei ouvindo vozes...
Bom não caiam nesta cilada você sabe o que é melhor para seu filho esta semana após ler tantos comentários vou correndo comprar um NAN.

Sumayranunes disse...

Muito bom, sou grata por existirem essas fórmulas. Minha filha nasceu com icterícia e eu não podia amamentar mas graças a Deus existem essas fórmulas e minha filha tá crescendo super bem. Foi não poder amamentar, chorei muito pk ouvia tanta coisas das pessoas (pk sua filha n vai crescer bem, não vai ser saudável, terá ossos fracos por causa das fórmulas) mas o que eu podia fazer se a causa da icterícia dela era o leite materno?? Deixar ela passar fome? As pessoas só sabem falar e falar....
Minha filha tomou nan desde o primeiro mês de vida e ela é super saudável, tem muita força e é super grandona 😍.
Ela tem 6 meses agora mas as pessoas nem acreditam!!! Parece ter 9 meses.
Amo minha filhota e obrigada pela matéria

Unknown disse...

Apresentei a fórmula para meu bb quando
ele completou 1 mês de vida, em breve volto a trabalhar.